Apicultura é tema na Vitrine Agropec da 49° Exposul

Apicultura é tema na Vitrine Agropec da 49° Exposul

Compartilhe:

[ad_1]

Durante a tarde de sexta-feira (11/08) foi realizado um ciclo de palestras voltado para a área de apicultura na Vitrine Agropec, da 49ª Exposul. No centro de eventos Adolfo Tadeu Vieira, um dos temas abordados foi a “Prospecção e Implantação de Apiários”, pelo zootecnista e professor do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), doutor Rafael Venâncio de Araújo.

O palestrante que montou um apiário experimental junto com os alunos do Grupo de Estudos em Apicultura (GEAPIS UFR), mostrou como o produtor rural pode implementar ou realizar o levantamento de áreas para a implantação de apiários.

No decorrer da palestra, Rafael explicou a importância de se realizar a prospecção da área para ver a capacidade de produção do local e trouxe também as principais características para se implementar um apiário, como o pasto apícola que é o conjunto de plantas interessantes para as abelhas, que realizam a coleta de recursos como o néctar e o pólen.

Além disso, o palestrante demonstrou a importância de conhecer a região onde se está trabalhando, para que o manejo seja feito da melhor forma possível, assim atingindo a qualidade e a quantidade que um pasto apícola necessita. “Hoje a palestra foi voltada para mostrar para as pessoas que estão querendo iniciar nessa atividade que não é simplesmente colocar a colmeia em um local e achar que as abelhas vão fazer o restante. Nós precisamos fazer um levantamento da área para ver a capacidade de produção de néctar e pólen do local para dimensionar o número de colmeias que vão estar no apiário. Nós chamamos de prospecção, porque é uma pesquisa da área. Vamos quantificar o quanto e qual tipo de bioma que tem na região, para assim fazer essa verificação, para saber em que posicionamento nossas colmeias irão ficar para ter uma produção adequada”, explicou Rafael.

A acadêmica do 8° semestre de zootecnia da UFR, Gabrielle Souza Maia, ressaltou a relevância de se abordar esse tema, já que às vezes essa informação não chega para o produtor rural. “Palestrante conseguiu abordar de uma maneira bem dinâmica o que nós trabalhamos hoje dentro da faculdade. Porque muitas vezes não conseguimos atender todos os produtores que nos procuram no campus e o professor conseguiu passar de uma forma dinâmica e simples os primeiros passos que são necessários para conseguirmos ter uma rentabilidade com apiários que é um conhecimento básico para o produtor rural”, disse a acadêmica.

A 49º Exposul tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

[ad_2]

Compartilhe: