Exposul aproxima comunidades e animais através de projeto inovador

Exposul aproxima comunidades e animais através de projeto inovador

Compartilhe:

[ad_1]

O Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis possui um projeto que teve início no ano passado na Exposul, com o propósito de proporcionar momentos de contato direto com os animais, especialmente o gado. Voltada para instituições como lar dos idosos, creches, escolas e centros de reabilitação para pessoas com deficiência, essa iniciativa foi criada pelo médico veterinário Neurivaldo Junior, responsável técnico do parque de exposições e organizador da ação. O enfoque principal desse projeto é promover uma aproximação significativa com os animais, fortalecendo a conexão entre humanos e o mundo animal.

No dia 10 de agosto, a Exposul recebeu a visita do Centro de Reabilitação Louis Braille, uma instituição dedicada ao cuidado e à educação de pessoas com deficiência visual. Trinta alunos, entre adultos e crianças, tiveram a oportunidade de explorar e interagir com os animais presentes no parque. A ação proporcionou uma experiência sensorial única, permitindo que os alunos com deficiência visual e baixa visão criassem vínculos emocionais com os animais por meio do toque, algumas crianças tiveram a oportunidade de cavalgar em bois domesticados durante o evento.

A coordenadora do Centro de Reabilitação Louis Braille, Alzira Araújo Gonçalves, expressou sua visão sobre a relevância desse projeto para a sociedade. Enquanto acompanhava os alunos, ela ressaltou que essa iniciativa oferece momentos de lazer e interação externa com outras pessoas. “Muitas crianças e adultos não têm a oportunidade de desfrutar dessas experiências em suas casas, devido à desfavorável condição socioeconômica”, afirmou a coordenadora.

Já na sexta-feira (10), foi a vez do Lar dos Idosos Paul Percy Harris marcar presença na Exposul. Os residentes puderam compartilhar momentos de alegria e conexão com os animais, resgatando memórias e criando laços afetivos. A interação com os animais não apenas trouxe sorrisos aos rostos dos idosos, mas também estimulou conversas animadas e memórias.

A 49º Exposul teve como apoiadores a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

[ad_2]

Compartilhe: