Palestras exploram os desafios e as oportunidades da produção leiteira e o manejo com o Capiaçú

Palestras exploram os desafios e as oportunidades da produção leiteira e o manejo com o Capiaçú

Compartilhe:

[ad_1]

Na quarta-feira (09/08) foi realizada mais uma tarde de palestras no Centro de Eventos Adolfo Tadeu Vieira, na Vitrine Agropec, da 49° Exposul. Com a finalidade de informar os produtores, estudantes e empresários presentes a programação contou com três palestras voltadas para as áreas de planejamento, alimentação e cuidados com os bovinos.
O primeiro tema abordado foi o “Diagnostico e Planejamento de Propriedades do Leite”, com o palestrante Thulio Marçal graduado em zootecnia e atualmente supervisor da ATeG no Senar-MT. O zootecnista abordou a importância de realizar um bom diagnóstico e planejamento de propriedades rurais, a fim de mostrar onde o produtor se encontra e o que ele pretende alcançar com o foco na área da pecuária leiteira. “A medida que temos um planejamento da propriedade, eu sei onde estou, a produção atual, e planejo um futuro, eu passo por um planejamento de produção, eu tenho uma melhor organização da minha propriedade e ao mesmo tempo eu tenho esse direcionamento do caminho se estou seguindo”, disse Thulio.


Em seguida, o zootecnista Elias Kallás Piantino Bárbara, consultor em pecuária pela MSD Saúde Animal, ministrou a palestra sobre os “Desafios Sanitários e benefícios da identificação individual nas fazendas”. O mesmo falou sobre as doenças abortivas nos bovinos que traz infertilidade e o nascimento de bezerros fracos e sobre a importância da vacinação no tempo adequado que traz uma maior proteção para o animal. O palestrante também reforça a importância da identificação do rebanho, visto que isso auxilia no monitoramento sanitário, para o controle de vacinas e prevenção de doenças. Há 13 anos atuando nessa área, Kallas reforça o quão importante é este tema, já que a pecuária está vivendo um momento de dificuldades e baixa de preços. “A intenção é que a gente possa diminuir essa baixa lucratividade que estamos passando nesse momento, trazendo menos aborto e qualidade de números e identificação”, explicou Kallás.
Para finalizar a tarde de palestras, o zootecnista Danilo Martins Lozano, responsável técnico da Coperphós abordou o tema “Aspectos Econômicos, Nutricionais e de Manejo do BRS Capiaçú”. O mesmo explica que o capiaçú foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem uma grande utilização na nossa região, tanto para o produtor de gado de leite e gado de corte. Além disso, Danilo diz: “O capiaçú é um volumoso e a principal característica dele é alta produção, é um capim que produz muitas toneladas por hectares. Porém se ele não for administrado, cortado na época certa e fornecido da maneira correta ele pode ser um volumoso de baixa qualidade”.


A tarde de palestras contou com expressivo envolvimento do público. Todos os palestrantes abriram perguntas onde sanaram as dúvidas de todos. O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis e engenheiro agrônomo, Leonardo Freitas que durante a 49° Exposul está à frente do torneio leiteiro e da Vitrine Agropec analisou que: “Foram três palestras muito bem aproveitadas pelos participantes e pelos próprios palestrantes. Houve uma boa participação de quem estava assistindo, com perguntas e foi um dia bem produtivo”.


A 49º Exposul tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Câmara Municipal de Rondonópolis, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

Texto: Ingrid Soares e Raiza Nascimento
Edição: Cairo Lustoza
Fotos: Wagner Montanari

[ad_2]

Compartilhe: